A gigante sul-coreana de pneus Hankook Tire & Technology anunciou uma parceria estratégica para equipar o BMW iX, o SUV elétrico de luxo da montadora alemã. Esta colaboração destaca a crescente importância de componentes de alta performance na nova era da mobilidade e serve como pano de fundo para a intensificação da rivalidade entre BMW e Mercedes-Benz, que se preparam para revelar suas novas plataformas elétricas no Salão de Munique.

Tecnologia de Ponta para a Nova Geração de Elétricos

A Hankook fornecerá seus pneus de alta performance “iON evo SUV” e a versão para todas as estações “iON evo AS SUV” como equipamento original para o BMW iX. Para suportar o desempenho de veículos elétricos com mais de 500 cavalos de potência, a empresa aplicou sua tecnologia exclusiva “iON Innovative”. O resultado é um pneu com baixo ruído (redução de até 18% na cabine), maior quilometragem (até 15% a mais), aderência superior e menor resistência ao rolamento, o que melhora a eficiência energética do veículo em até 6%. Graças ao uso de materiais como o composto híbrido de aramida, os pneus garantem dirigibilidade estável mesmo em altas velocidades, consolidando a Hankook como uma parceira chave nos projetos de eletrificação da BMW.

O Cenário da Disputa: Salão de Munique

Este foco em componentes de alta performance é um reflexo da acirrada competição no mercado de veículos elétricos de luxo, que terá seu próximo grande capítulo no “IAA Mobility 2025” (Salão de Munique), a partir de 9 de setembro. No evento, tanto a BMW quanto a Mercedes-Benz apresentarão ao mundo seus novos SUVs elétricos, baseados em arquiteturas de última geração.

A Aposta da BMW: A Revolucionária “Neue Klasse”

A BMW revelará o “BMW New iX3”, seu primeiro modelo de produção em série construído sobre a aguardada plataforma “Neue Klasse”. Este veículo concentra os mais recentes avanços tecnológicos da marca em eletrificação, design e conectividade. O destaque é a sexta geração da tecnologia BMW eDrive, que, com novas células de bateria cilíndricas e um sistema de 800V, promete um aumento de mais de 20% na densidade de energia e uma recarga 30% mais rápida, garantindo cerca de 300 km de autonomia em apenas 10 minutos.

O Contra-Ataque da Mercedes-Benz

Em resposta, a Mercedes-Benz apresentará o “The All-New GLC with EQ Technology”, concorrente direto do iX3. Este modelo será o primeiro a ostentar a nova identidade de design da marca para sua linha eletrificada, sinalizando um retorno aos valores tradicionais e à sua herança de 139 anos. Além do GLC, a marca mostrará outros modelos baseados na nova plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture), como a família “All-New CLA”.

Mudança de Estratégia: Um Nome, Duas Versões

A Mercedes-Benz também detalhará sua nova estratégia de mercado: todos os futuros modelos serão oferecidos com o mesmo nome e design, tanto em versões com motor a combustão quanto puramente elétricas. A marca busca unificar seu portfólio, integrando a tecnologia da linha “EQ” a uma identidade visual coesa, para garantir crescimento sustentável nos dois segmentos simultaneamente.